Root o que é?

Tempo de leitura: 1 minuto

Opa, Cristiano Alves da CA Cursos e conforme a grande quantidade de pedidos, vamos ensinar o que root e para quê serve.

 

O root é um processo realizado em Smartphones e em Tablets com sistema operacional Android que permite que aplicativos instalados por usuários executem comandos privilegiados que tipicamente são indisponíveis em sua configuração padrão. Root em ingles quer dizer raiz e o procedimento advém do fato do sistema Android ser baseado em Linux e este sistema possuir um superusuário, chamado root, que possui acesso a comandos, a configurações e a áreas sensíveis do sistema de arquivos do sistema operacional. É como por exemplo em um Windos o usuário “convidado” com várias restrições ao sistema operacional e o usuário “Administrador” que tem acesso ilimitado ao sistema.

O processo de root permite ao usuário remover, alterar ou substituir aplicativos do sistema ou pré-instalados de fábrica – liberando, desta forma, espaço na memória interna do dispositivo -, utilizar aplicativos especializados que requerem permissões administrativas – ou realizar operações de outra forma inacessíveis a um usuário comum como por exemplo mudar a versão do sistema operacional original do dispositivo. Alguns procedimentos tais como desbloqueio de operadora, senha e reescrita do IMEI original é preciso ter root no aparelho. Observação o procedimento de root compromete a garantia do dispositivo pelo fabricante e a instalação de um root por usuários inexperientes pode causar sérios danos ao dispositivo, pois se algo der errado, arquivos importantes do sistema podem ser apagados rapidamente, comprometendo o aparelho.

Está Gostando deste artigo? Então cadastre seu e-mail e receba em primeira mão as atualizações de nosso blog!

>

Se você gostou deste artigo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Comentários

comments

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]