O que é KNOX? Como desativar e como manter

Opa, Equipe CA Cursos aqui  trazendo o tutorial de como o que é KNOX? Como desativar e como manter. Siga todos os passos abaixo para conseguir realizar o procedimento.

Knox: o que é exatamente?

Em setembro de 2013, durante o evento Unpacked Edition 2, a Samsung apresentou oficialmente o Knox. Trata-se de um sistema de segurança completo para os dispositivos, que protegeria desde o hardware até a camada de aplicação dos smartphones da marca.

Isso funciona graças a um Container que cria um espaço de execução e armazenamento seguro de dados. Em outras palavras, ele funciona dividindo o sistema operacional em dois ambientes distintos, como uma espécie de partição virtual no HD.

E para que serve o sistema? Na realidade, ele foi criado sobretudo para o ambiente empresarial, com o objetivo de promover o chamado BYOD, sigla para Bring Your Own Device  (“Traga o seu próprio dispositivo, em português”). Trata-se de um movimento em que as pessoas trazem cada vez mais seus dispositivos mobile pessoais para o trabalho, o que acarretaria em riscos para a segurança de informação das empresas. Logo, o Knox surgiu com a missão de evitar possíveis roubos de dados sigilosos.

Desabilitar o Knox pode fazer com que recursos importantes dos smartphones Samsung sejam desativados

O Know traz ferramentas que eliminam riscos como o vazamento de dados confidenciais ou a temida espionagem industrial. Inicialmente, ele foi lançado com o novo Galaxy Note 3, mas incorporou-se a outros dispositivos Samsung a partir da atualização para Android 4.3. Os aplicativos que são executados fora desse Container gerado pelo Knox têm um acesso limitado aos dados armazenados. É aí que surge o problema.

E você conhece o My Knox?

Depois de criar o Knox, a Samsung desenvolveu uma versão da solução voltada ao consumidor final, que foi batizada de My Knox. A exemplo do seu !irmão mais velho”, o recurso possibilita que o usuário customize todo o conteúdo do smartphone e também divida o sistema em dois ambientes.

Com isso, ele pode, por exemplo, utilizar duas contas de Whatsapp no mesmo aparelho, permitindo assim que o usuário que tenha dois números de telefone.

Atualmente, o My Knox funciona nos seguintes smartphones da marca: Galaxy A7, A5, A3, E7, E5, J5, J7, Note 3, S5, Note 4, Note 4 Edge, Galaxy 6 e S6 Edge.

Samsung My KNOXInstall on Google Play

Knox: por que você deve mantê-lo em seu Samsung?

A razão principal em manter o Knox em seu dispositivo Samsung é uma só: segurança. Primeiro porque rootear qualquer smartphone, incluindo os da Samsung, torna o aparelho vulnerável a qualquer tipo de ataque por parte de hackers. Um aplicativo malicioso baixado no lugar errado ou aquele link suspeito que você não deveria ter clicado, tornam o telefone um alvo mais fácil de invadir ou interceptar, já que muitos dos recursos de segurança ficam desativados.

Além disso, se você tem smartphones mais atuais da marca Samsung (a partir do Galaxy S6, mais especificamente) a desativação do Knox desabilitaria diversos recursos exclusivos do telefone. Entre eles, o Samsung Pay, sistema de pagamentos que usa o próprio aparelho como carteira.

O PingPong Tool Roots consegue “driblar” o Knox para rootear o Galaxy S6 e o S6 Edge

No entanto, o site XDA Developers afirmou que sim, é possível rootear os dispositivos Samsung mais atuais, mas “driblando” o Knox, deixando-o ativado. Para isso, é necessário utilizar o PingPong Tool Roots, software que conseguiria realizar o processo sem debilitar o sistema de segurança da Samsung e, consequentemente, recursos como o Samsung Pay. Mas a página afirmou que o PingPong é válido apenas para o Galaxy S6 e o S6 Edge.

Já para os recém-lançados Galaxy S7 e S7 Edge, até o fechamento desta matéria, não havíamos descoberto nenhuma app que permitisse rootear os aparelhos sem desarmar o Knox, a exemplo do que o PingPing Tool Roots faz com o S6 e o S6 Edge.

[epico_capture_sc id=”15572″]

Knox: como desabilitar?

Imagino que muitos usuários root depois da atualização para o Android 4.3 receberam avisos de que o aplicativo SuperSu foi bloqueado, o que se deve à proteção Knox.

Para corrigir isto há alguns métodos que nos permitirão voltar a usar aplicativos como o SuperSu ou RootChecker, mas não poderemos zerar o contador de flashes. Este novo sistema de garantia Knox é irremovível, pelo menos no modelo I9505.

Para desabilitar o Samsung Knox você pode seguir os passos da página de suporte da Samsung:

  • Entre no aplicativo Samsung Knox e clique em “Configurações”.
  • Clique em “Configuração Knox”.
  • Clique em “Desinstalar Knox”.
  • Ao desinstalar o Knox, ele perguntará se deseja realizar uma cópia de segurança de seus datos do Knox. Os dados serão salvos durante o processo de desinstalação na pasta Knox do dispositivo. Para realizar cópias de segurança de seus dados Knox, clique em “Cópia de segurança agora”, em caso contrário, clique em OK.
  • Importante: os dados pessoais, como fotos, arquivos de música, contatos e eventos de calendário serão copiados durante a desinstalação. Contudo, o email e os dados de aplicativos não serão copiados.
  • Insira a senha do Samsung Knox e clique “Continuar”.
  • Clique em “Seguinte”. Seus dados serão salvos antes que se complete a desinstalação.
  • Clique em “Aceitar” para desinstalar o Knox.
  • Clique eml “Menu” > “Meus arquivos”> “Todos” > “Knox”. Ele fará um arquivo zip com todo o seu conteúdo pessoal a partir do Knox.

Nota: se tiver um cartão de microSD, selecione “Todos” > “Dispositivo de armazenamento” > “Knox”.

Se a opção da Samsung não for a melhor para você, também é possível fazer o mesmo seguindo esses passos, que exigem o acesso root:

  • Instale “Root Explorer”.
  • Execute “Root Explorer” e busque Knox na procura.
  • Selecione todos os arquivos que tenham o nome Knox.
  • Elimine-os e reinicie seu dispositivo Samsung.

Então você aprendeu o que é KNOX? Como desativar e como manter? Basta seguir o passo a passo que você consegue. Deixe o seu comentário. Nos acompanhe também lá no Instagram @Cacursos e no YouTube continue acompanhando nosso blog.
Até a próxima postagem e  Aquele abraço!

Comentários

comments

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Como compartilhar internet no iPhone 6S?

Next Post

O que é modo DFU? Como colocar iPhone 6 em modo DFU